Secretaria Municipal das Subprefeituras
Prefeitura atinge marca histórica ao plantar árvore 120 mil em um único ano
No mesmo lugar em que, há 471 anos, o padre José de Anchieta celebrava a fundação de São Paulo, a cidade escreve mais uma página de sua história. Nesta quarta-feira (5), o prefeito Ricardo Nunes plantou no Pateo do Collegio, ponto que marca o nascimento da metrópole, a árvore de número 120 mil de 2025: um pau-brasil de 15 metros, agora símbolo da integração entre tradição, cidadania e sustentabilidade.
“Muito importante nós chegarmos nessa marca de, somente nesse ano, plantar 120 mil árvores e a de número 120 mil ser um pau-brasil aqui no Pateo do Collegio, onde foi fundada a nossa cidade em 1554, marcando essa página da história com respeito ao meio ambiente, mas, mais do que isso, com ações concretas”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O exemplar de pau-brasil foi cultivado no Viveiro Harry Blossfeld e levado em uma operação minuciosa para ser plantado no Páteo do Collegio.
Ao falar da iniciativa, o secretário municipal de Subprefeituras, Fabricio Cobra, lembrou ainda da relevância para todo o entorno. “É simbólico esse pau-brasil no Pateo, no Centro de São Paulo, no nosso coração que vive essa requalificação, essa revitalização tão intensa e agora com o plantio da árvore número 120 mil onde a cidade de São Paulo nasceu.” Roberto Ordine, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi na mesma linha. “É uma nova realidade. E hoje, simbolicamente, esse Centro que tanto nós lutamos para que ele se rejuvenesça, hoje, o Centro está vivo. E a prova está nesta árvore que acaba de ser plantada aqui, mostrando a verde e a pureza de toda a nossa cidade.”
O plantio celebra a principal meta do Programa São Paulo Mais Verde e reforça a expansão das áreas verdes, a implantação de bosques urbanos, a frota de ônibus elétricos e os caminhões movidos a biometano — um conjunto de ações que mostram como a cidade integra qualidade de vida e sustentabilidade.
Para o padre Contieri, diretor do Pateo do Collegio, essa ação da Prefeitura vai entrar para a história: “Esse gesto é simbólico mesmo, porque o pau-brasil é a árvore que deu nome ao nosso país. Que o crescimento dele, que hoje foi plantado no lugar de origem de São Paulo, nos ajude a aprimorar a escuta e, ao mesmo tempo, a nos engajar por uma ecologia que se preocupa com as questões ambientais e que coloca a pessoa humana como centro do debate. Que Deus possa abençoar e que o poder público se preocupe, e nós sabemos que esforços estão sendo feitos.”
Agenda Semana Pré-COP
Em mais uma ação que demonstra o avanço de São Paulo na eletrificação da frota, na tarde de segunda-feira (3), o prefeito Ricardo Nunes entregou mais 60 ônibus elétricos para a população, ultrapassando a marca de 1.000 veículos totalmente sustentáveis e com zero emissão de poluentes à disposição da população, consolidando a capital paulista como a maior frota movida a energia limpa do Brasil.
A entrega do milésimo ônibus marcou o início da programação especial da Prefeitura voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global anual para discutir e negociar ações contra as mudanças climáticas que será realizado neste mês, em Belém (PA). A Prefeitura realiza ao longo desta semana uma programação especial que destaca o papel da capital paulista nas discussões globais sobre meio ambiente, inovação e sustentabilidade. Veja aqui a agenda completa.
Os plantios foram realizados por múltiplas frentes: a Divisão de Arborização Urbana (DAU), as 32 subprefeituras, bosques urbanos municipais e iniciativas da sociedade civil e de organizações parceiras. Atualmente, 38 bosques urbanos já estão implantados ou em implantação, e a meta é chegar a 50 até 2028. Além disso, 425 Jardins de Chuva estão ativos, com previsão de mil até 2028, reforçando a gestão da água e a permeabilidade urbana.
Parques públicos seguem sendo entregues e ampliados: a capital paulista conta com 120 equipamentos, sendo 12 inaugurados desde 2021, e mais seis previstos até o primeiro semestre de 2026. A proteção ambiental avança com a desapropriação de áreas privadas: 15% do território já são áreas protegidas, e mais 11% em processo, totalizando 26% do município, equivalente a uma área maior que a cidade de Paris.
Mídias
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
