Subprefeitura Capela do Socorro

Exibindo 1 para 1 de 2
Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026 | Horário: 09:40
Compartilhe:

Descarte irregular de lixo é um grave problema na Capela do Socorro

Por: Ariana Cardoso

O descarte irregular de lixo continua sendo um dos principais desafios enfrentados na jurisdição da Capela do Socorro. diariamente, as equipes da Subprefeitura realizam ações de limpeza, remoção de resíduos e recuperação de áreas degradadas.


No entanto, em muitos pontos, o trabalho é comprometido, pois em menos de 24 horas os locais voltam a ser sujos pela população.
São descartados de forma irregular lixo domiciliar, móveis velhos, entulho e até resíduos contaminantes, o que coloca em risco o meio ambiente, a saúde pública e a segurança dos moradores. Além de causar mau cheiro e a proliferação de pragas, esse tipo de prática gera impactos graves na infraestrutura urbana.

Um dos principais reflexos do descarte irregular são as enchentes e alagamentos. O lixo jogado nas ruas acaba sendo levado pela chuva até as bocas de lobo e tubulações, obstruindo a passagem da água e dificultando a drenagem. Com o sistema comprometido, a água não escoa corretamente, causando transtornos que poderiam ser evitados.

A subprefeitura reforça que existem serviços gratuitos à disposição da população. Por meio do Portal 156, o munícipe pode solicitar o cata-bagulho, serviço destinado ao recolhimento de móveis inservíveis e grandes volumes de resíduos, evitando o descarte irregular em vias públicas.

Além disso, a região conta com a importante parceria da ECO SAMPA, que atua na revitalização de pontos viciados de descarte, promovendo a recuperação de áreas degradadas e contribuindo para um ambiente mais limpo e organizado.

A manutenção da cidade é um trabalho contínuo, mas que depende diretamente da colaboração de todos. Respeitar os dias e horários da coleta, utilizar corretamente os serviços públicos disponíveis e descartar o lixo de forma adequada são atitudes essenciais.

Munícipes, façam a sua parte. Façam parte da mudança que nossa região precisa para não sofrer com alagamentos e enchentes. Seja a solução, e não parte do problema. Evitar enchentes é uma missão de todos os cidadãos.

collections
Galeria de imagens