Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025 | Horário: 19:14
Compartilhe:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NOS ESPAÇOS DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

CENTROS CULTURAIS

Atração: LANÇAMENTO Livro “ Repensando a Fala” da autora Kelen Jesus
Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental
Horário: 09/11/2025 - 10h
Sinopse:Trata-se de um “livreto-cartão” que reúne reflexões sobre o racismo linguístico e o impacto das palavras em nossa vivência cotidiana. A obra, inspirada pela minha prática profissional, como psicologa e pela escuta de pessoas negras em diferentes contextos, tem como objetivo contribuir com a educação antirracista e fortalecer a construção de espaços de acolhimento e valorização da nossa ancestralidade.

Atração: Sonhos de Lundú
Local: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista
Horário: 09/11/2025 - 11h às 12h
Sinopse: O espetáculo é uma homenagem aos mestres do choro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Com uma atmosfera aconchegante e intimista, o show do Grupo " Sonhos de Lundú" é uma experiência única para os amantes da música brasileira.

Atração: Samba da Praça
Local: Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, Rua Santa Crescência, 201 e 323 - Portaria 4 e 5
Horário: 09/11/2025 - 15h às 18h
Sinopse: O Samba da Praça é um projeto cultural que tem como missão celebrar e difundir o samba em suas diversas formas, promovendo encontros musicais vibrantes na Praça da Balança, situada no Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey. Com uma proposta de resgatar e fortalecer a tradição do samba, o evento oferece uma programação rica em apresentações ao vivo, rodas de samba, reunindo músicos locais e de renome nacional. A cada edição, o Samba da Praça se torna um espaço de convivência e troca cultural, onde o público tem a oportunidade de vivenciar a história do samba, suas raízes e suas influências contemporâneas.

 

11/11

Atração: Afro Oyá
Local:Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental
Horário: 14h às 16h
Sinopse: Apresentação artística de dança – Projeto Dança Afro Brasileira, de ritmos originários e criados provenientes de África. Ijexá, congo, Ilú, Samba Reggae e Samba de Roda.

Atração: NOITE DOS HOMENAGEADOS: Coletivo de Resistência Negra Ybaquara
Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental
Horário: 19h
Sinopse: Para comemorar o mês da Consciência Negra, o Coletivo de Resistência Negra Yabaquara, realizará em 11/11/2025 no CCN – Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia de Oxalá, a XIII Noite dos Homenageados, evento de premiação solene, que tem como objetivos: contribuir para a construção da identidade racial; fortalecer as relações etnicorraciais e evidenciar e valorizar a contribuição da cultura africana e afrobrasileira. A Noite dos Homenageados teve início em 13/11/2009, idealizada pela ACM Leide das Neves e organizada por uma comissão de representantes de lideranças comunitárias, órgãos públicos, organizações sociais e escolas do Distrito do Jabaquara.


13/11

Atração:
OFICINA - CARIMBÓ
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 14h às 16h
Sinopse: A oficina é um convite para uma imersão nos ritmos e danças da região amazônica, onde ao som do batuque do curimbó e chacoalhar das maracas, se propõe aos participantes conhecer o que compõe a linguagem cultural da região Norte, que se inicia pela história dos Mestres, passando pela poesia, o canto, as danças, as lendas e mitos da região. Uma vivência cultural para adentrar na essência da Amazônia através do banho de cheiro, soltar o corpo, girar a saia na dança do carimbó, lundu, siriá, o Bumba meu Boi, a dança do Boto, assim como as outras danças que expressam as lendas e mitos da região. Uma imersão nas danças e culturas amazônicas


Atração: Capoeira Com Mestre Peroba
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 18h30 às 21h
Sinopse: Roda de capoeira com a guiança do Mestre Peroba
 

14/11
Atração:
OFICINA HIP HOP Alves Odara
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 18h às 19h30
Sinopse: Oficina de Dança - Vivências Hip Hop

Atração: BAILE DO BATUCA
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 18h às 19h
Sinopse: O Baile do Batuca foi oficializado em 2015 no intuito de trazer mais forte e concentrar a cultura do Samba Rock e as demais linhagens musicais afrodescendentes, então criamos uma festa exatamente para trazer toda essa diversidade para o público interagir e dançar, além também das músicas e produções autorais de Gerson Batuca.

Atração: Ball Isso é Baile + Slam do Pico
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 18h às 21h
Sinopse: Um evento que reúne a comunidade Ballroom reverenciando as danças, movimentos, grupos e ícones que revolucionaram a arte através da dança. O projeto nasce para educar e fortalecer a sociedade por meio da cultura Ballroom, dando visibilidade a referências da dança global e reafirmando-a como expressão legítima de identidade, resistência e transformação social. A cada edição, a Ball presta homenagem a figuras e movimentos que transformaram a história da dança. Em 2023 na Praça das Artes, celebramos pioneiros do passinho, o tecnobrega e Cindy Campbell. Em 2024 na Fábrica de Cultura Capão Redondo, destacamos artistas da periferia Sul de São Paulo como a Família Trindade, Tula Pilar e os Racionais MC’s. Para 2025, o Coletivo AMÉM traz o tema “Movimentos Globais” exaltando artistas que criaram revoluções através da arte, rompendo barreiras e enfrentando estruturas através do corpo em movimento como Ingrid Silva, Germaine Acogny, Josephine Baker e Lia de Itamaracá.

Atração:Nanny Soul Canta Elza Soares
Local: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista
Horário: 19h às 20h
Sinopse: Mais que um show, “Nanny Canta Elza” é um manifesto vivo que celebra o legado indomável de Elza Soares – símbolo da força feminina, da música de resistência e da arte que transforma realidades. Através de um repertório emocionante, que passeia pelo samba, jazz e MPB, o espetáculo reverência a trajetória da mulher negra, periférica e revolucionária que conquistou o mundo e foi consagrada pela BBC de Londres como "A Voz do Milênio".

Atração: OFICINA HIP HOP Guga Catanho
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 19h30 às 21h
Sinopse: Oficina de Dança - Vivências Hip Hop
 

Atração: CORPO QUE SAMBA
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaiba, São Paulo - SP, 03721-010
Horário: 20h às 21h
Sinopse: CORPO QUE SAMBA tem direção geral de Janaína Gisele e direção artística de Márcio Dantas. Neste trabalho investigamos na cena a ancestralidade do samba em suas várias vertentes tendo como protagonista o samba rock partindo de sua tradicionalidade, onde movimentos de trabalho são explorados como matriz dançante afro diasporica, onde o samba enquanto dança e música faz com que vidas e famílias periféricas principalmente pretas continuem existindo, assim o espetáculo O CORPO QUE SAMBA, investiga a relação do samba como estética de resistência e seus desdobramentos ao longo do tempo revelando uma dança viva em diálogo constante com a contemporaneidade. O espetáculo conta com elenco fixo, convidadas (os) (es) e cabe em todos os espaços para todos os públicos.

15/11
Atração: Samba do Brigadeirão
Local: Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
Horário: 15h às 17h
Sinopse: Há 5 anos, nasceu na Praia Grande um projeto que já se tornou tradição: a Roda de Samba Brigadeirão. Idealizado por Welkerton (Telinho), apaixonado pelo samba desde a infância, o encontro começou de forma simples, reunindo familiares e amigos que aprenderam a tocar com ele. O que era apenas uma celebração entre conhecidos cresceu e ganhou força, tornando-se um espaço de convivência, aprendizado e valorização da cultura popular.

Atração: SHOW RESPLANDECER ROSA MORENA-CANTA CLARA NUNES
Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental
Horário: 15h às 19h
Sinopse: A cantora, compositora e atriz Rosa Morena, uma voz muito respeitada do samba paulistano, anuncia no Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá, o CCN Jabaquara, a circulação do espetáculo seu espetáculo inédito dirigido pelo maestro Waldir Santos o “Show Resplandecer: Rosa Morena Canta Clara Nunes”. Mais do que um tributo, o projeto é uma celebração da memória, da força da mulher no samba e da cultura popular brasileira. Inspirada desde sempre pela obra e pela trajetória de Clara Nunes, Rosa Morena não se limita a interpretar canções, ela revive a energia e a narrativa que fizeram de Clara um patrimônio nacional. Antes do show tem roda de conversa e sarau com atividades artísticas e mic aberto. As atividades começam às 15 e o show está marcado para às 18:00, é gratuito.

Atração: Onde nascem os sonhos– Clarin Cia. de Dança
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 17h às 21h
Sinopse: Os bailarinos da Clarin Cia. de Dança, oriundos de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, possuem experiências diversas em dança, da capoeira ao ballet, passando pelo funk, breaking e outras danças populares brasileiras, que formam a base da concepção coreográfica de Fênix Com uma postura de resistência à miséria e à violência, Fênix busca encontrar a força da vida na invenção festiva, denunciando a necropolítica enquanto afirma a vida, valorizando o que mobiliza corpos em coletivo e a pluralidade de ritmos e movimentos.
 

Atração: BAILE LEVADA DA BLACK
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 17h às 21h

16/11
Atração:
Ocupação FERVO convida: bloco Kazunji
Local: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista
Horário: 15h às 16h
Sinopse: No mês da consciência negra, a Ocupação FERVO convida para a Vila Itororó o bloco percussivo Kazunji, criado em 2014 para manter vivas e pulsantes as tradições do carnaval de rua e da cultura afro-brasileira. Liderado pelo mestre Maurício Badé (Mestre Ambrósio), o grupo promete agitar as vielas da Vila Itororó com uma apresentação vibrante e cheia de emoção. Antes e depois do cortejo, o DJ e fotógrafo Pio Figueiroa dispara uma seleção musical para fazer o público dançar. Afinal, nesse território criado pela Ocupação FERVO, é Carnaval o ano inteiro. Redes: https://www.instagram.com/ocupacao.fervo/

TEATROS

Atração: Boca Piu
Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Horário: 08/11 e 09/11 - 16h às 17h
Sinopse: Entre sons de trovão, explosões vulcânicas e desmoronamentos, o fim do mundo se revela. Três ovelhas negras acompanham, presas em um cercado, os últimos seres humanos da terra partindo num foguete. Com apenas um livro em mãos elas são a única esperança do planeta, mas estão presas atrás da cerca e depende delas aprender asaltá-la para alcançar a liberdade: chave-mestra capaz de salvar o mundo.

12/11
Atração:O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 21h às 22h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

13/11
Atração:
O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 21h às 22h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

14/11
Atração:
Mostra Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos em três atos
Local:Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Horário: 21h às 22h45
Sinopse: Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos é uma obra em três atos complementares, que estrearam em tempos e contextos diferentes. Os Movimentos I, II e III se aprofundam em uma pesquisa extensa realizada pelo artista, coreógrafo e pesquisador Mario Lopes. A obra é ativada juntamente com o grupo Afrotranstopia Coletividade composto por quatro artistas: Mario Lopes, Verônica Santos, Malu Avelar e Guinho Nascimento.No primeiro, trata-se de dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Dá vazão ao que começa nas sonoridades do passado e continua a gritar no presente. Os movimentos seguem o compasso do comando, que deprime o batimento cardíaco; as palavras silenciadas que buscam se manifestar; e a capacidade de contar e recontar. O segundo reflete sobre o impacto no corpo em contextos estranhos, códigos sociais de comportamento, processos de adaptação física e momentos de confronto com o corpo percebido como estranho pela linguagem, cor da pele ou modos de ser. Aqueles que são reconhecidos como estrangeiros (pelo idioma, aparência e hábitos) buscam estratégias de camuflagem que lhes permitem entrar e penetrar nas “normas”

Atração: O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 21h às 22h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

 

15/11
Atração:
MITOLOGIA TROPIKAL
Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Horário: 20h as 21h40
Sinopse: Entre entidades mal assombradas, Sinhás Brancas, CEOs, Xica Da Silva e cidadãos comuns - MITOLOGIA TROPIKAL narra histórias que interligam o passado histórico Brasil Colônia escravocrata, a jornada de exploração da Uberização contemporânea, misturando conflitos do nosso país, a partir do legado das lendas e folclores afro-indígena-cristão, numa visão adulta de terror-político.

Atração: Mostra Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos em três atos
Local:Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Horário: 21h às 22h45
Sinopse: Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos é uma obra em três atos complementares, que estrearam em tempos e contextos diferentes. Os Movimentos I, II e III se aprofundam em uma pesquisa extensa realizada pelo artista, coreógrafo e pesquisador Mario Lopes. A obra é ativada juntamente com o grupo Afrotranstopia Coletividade composto por quatro artistas: Mario Lopes, Verônica Santos, Malu Avelar e Guinho Nascimento.No primeiro, trata-se de dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Dá vazão ao que começa nas sonoridades do passado e continua a gritar no presente. Os movimentos seguem o compasso do comando, que deprime o batimento cardíaco; as palavras silenciadas que buscam se manifestar; e a capacidade de contar e recontar. O segundo reflete sobre o impacto no corpo em contextos estranhos, códigos sociais de comportamento, processos de adaptação física e momentos de confronto com o corpo percebido como estranho pela linguagem, cor da pele ou modos de ser. Aqueles que são reconhecidos como estrangeiros (pelo idioma, aparência e hábitos) buscam estratégias de camuflagem que lhes permitem entrar e penetrar nas “normas"

Atração: O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 21h às 22h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

16/11
Atração:
O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 19h às 20h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

Atração: Mostra Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos em três atos
Local:Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Horário: 19h às 20h15
Sinopse: Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos é uma obra em três atos complementares, que estrearam em tempos e contextos diferentes. Os Movimentos I, II e III se aprofundam em uma pesquisa extensa realizada pelo artista, coreógrafo e pesquisador Mario Lopes. A obra é ativada juntamente com o grupo Afrotranstopia Coletividade composto por quatro artistas: Mario Lopes, Verônica Santos, Malu Avelar e Guinho Nascimento. No primeiro, trata-se de dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Dá vazão ao que começa nas sonoridades do passado e continua a gritar no presente. Os movimentos seguem o compasso do comando, que deprime o batimento cardíaco; as palavras silenciadas que buscam se manifestar; e a capacidade de contar e recontar. O segundo reflete sobre o impacto no corpo em contextos estranhos, códigos sociais de comportamento, processos de adaptação física e momentos de confronto com o corpo percebido como estranho pela linguagem, cor da pele ou modos de ser. Aqueles que são reconhecidos como estrangeiros (pelo idioma, aparência e hábitos) buscam estratégias de camuflagem que lhes permitem entrar e penetrar nas “normas”

Biblioteca Mário de Andrade
11/11 a 19/11
Atração:Clube de Leitura Tereza de Benguela
Local:Biblioteca Mário de Andrade
Sinopse: Encabeçado pela Coleção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade

12/11
Atração: Patrimônio em Debate (Capela dos Aflitos): mesa de conversa em parceria com Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Local: Biblioteca Mário de Andrade

Horário: 10h às 16h
 

MUSEUS
15/11
Atração:
Dos bailes da Marquesa aos bailes black Com Ananda Castilho
Local: Solar da Marquesa de Santos
Horário: 14h
Sinopse: O Baile Black é uma das principais formas de sociabilidade cultural nas periferias de São Paulo, constituindo-se como um espaço de resistência, afirmação identitária e celebração da cultura negra. Nesse contexto, os passinhos Flash Black surgem como uma das expressões mais vibrantes e representativas desses bailes.A vivência proposta proporcionará não apenas uma introdução à prática dessa dança, mas também uma reflexão sobre o papel dos bailes black na construção da identidade e da memória negra em São Paulo. Ao realizar este projeto no Solar da Marquesa de Santos, busca-se ocupar simbolicamente um espaço histórico da cidade com a energia e a vitalidade da cultura negra contemporânea.

 

CASAS DE CULTURA

Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 – 11h às 16h
Sinopse: Somos um grupo de intervenção artística com bailarinos e animadores infantis, e apresentamos espetáculos divertidos e coloridos onde a imaginação das crianças as inspiram a dançar e a se divertir de uma forma emocionante e inesquecível. Levamos nosso trabalho a qualquer lugar e ocasião em que a diversão e a criatividade possa entreter, emocionar e cativar esses jovens espectadores atraídos pelo poder das histórias e da imaginação.


Atração: Galocantô
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 – 11h às 16h
Sinopse: O projeto “Galo de Rua” é um evento gratuito idealizado pelo Grupo Galocanto, em parceria com a Prefeitura, que tem como propósito reverenciar e difundir a história e essência do samba de raiz, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa busca valorizar artistas da nova geração e, ao mesmo tempo, prestar homenagem a nomes já consagrados, mostrando ao grande público que o samba continua sendo um símbolo de identidade, resistência e união.Mais do que um espetáculo musical, o “Galo de Rua” é uma celebração da cultura popular brasileira em sua forma mais autêntica. O projeto propõe um encontro de gerações, onde as batidas dos tambores, os versos poéticos e o canto coletivo se transformam em uma experiência viva de memória e pertencimento.Com um repertório que passeia por clássicos e composições autorais, o evento traz à tona o poder do samba como manifestação social, histórica e afetiva — um espaço de convivência, partilha e alegria que reafirma o valor das ruas, das praças e das comunidades como berços culturais do nosso país.O “Galo de Rua” nasce para ecoar a voz do povo, celebrar suas raízes e manter acesa a chama do samba, promovendo arte, diversidade e inclusão em um ambiente aberto, acessível e cheio de significado

Atração: Serginho Madureira
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 - 14h30
Sinopse: Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados (Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha …) e outros sucessos do mundo do samba.

Atração: Samba no Asfalto
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 Às 16h
Sinopse: O Grupo Samba no Asfalto é mais que um conjunto musical, é um movimento cultural que celebra a alegria e a brasilidade. Nascido com rodas de samba quinzenais no bairro Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, em 2007, o grupo rapidamente conquistou o coração da comunidade local e se expandiu para toda a cidade. Composto por músicos talentosos e apaixonados pelo samba, o Samba no Asfalto reinterpreta clássicos do samba e do samba rock, com um toque único e contagiante. Mas o grupo também se destaca por suas composições autorais, que trazem frescor e inovação ao gênero, sempre com a mensagem positiva e a ginga contagiante do samba.Mais do que shows, o Samba no Asfalto promove a cultura brasileira através da música que celebram a diversidade e a riqueza da nossa cultura. O grupo acredita que a música tem o poder de unir as pessoas e transformar vidas, e essa é a sua missão principal. Se você busca um som autêntico, vibrante e que te faça levantar do sofá para dançar, o Samba no Asfalto é a escolha perfeita. Prepare-se para se encantar com a musicalidade ímpar do grupo, a positividade contagiante das suas mensagens e a paixão pelo samba que contagia a todos.

Atração: O Som do Carnaval
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 Às 17h
Sinopse: O grupo O SOM DO CARNAVAL é formado por jovens músicos e musicistas oriundos das quadras de escolas de samba paulistanas se apresenta em espaços como o SESC-SP, Clubes Desportivos Municipais e outros espaços públicos e privados.

 

Atração:  Black Rio (FluxoSP)
Local: Casa de Cultura Vila Guilherme
Horário: 08/11 às 18h

Atração: Intervenção Artística
Local: Casa de Cultura Guaianases
Horário: 09/11 – 11h às 16h
Sinopse: Somos um grupo de intervenção artística com bailarinos e animadores infantis, e apresentamos espetáculos divertidos e coloridos onde a imaginação das crianças as inspiram a dançar e a se divertir de uma forma emocionante e inesquecível. Levamos nosso trabalho a qualquer lugar e ocasião em que a diversão e a criatividade possa entreter, emocionar e cativar esses jovens espectadores atraídos pelo poder das histórias e da imaginação.


Atração: Galocantô
Local: Casa de Cultura Guaianases
Horário: 09/11 – 16h
Sinopse: O projeto “Galo de Rua” é um evento gratuito idealizado pelo Grupo Galocanto, em parceria com a Prefeitura, que tem como propósito reverenciar e difundir a história e a essência do samba de raiz, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa busca valorizar artistas da nova geração e, ao mesmo tempo, prestar homenagem a nomes já consagrados, mostrando ao grande público que o samba continua sendo um símbolo de identidade, resistência e união.Mais do que um espetáculo musical, o “Galo de Rua” é uma celebração da cultura popular brasileira em sua forma mais autêntica. O projeto propõe um encontro de gerações, onde as batidas dos tambores, os versos poéticos e o canto coletivo se transformam em uma experiência viva de memória e pertencimento.Com um repertório que passeia por clássicos e composições autorais, o evento traz à tona o poder do samba como manifestação social, histórica e afetiva — um espaço de convivência, partilha e alegria que reafirma o valor das ruas, das praças e das comunidades como berços culturais do nosso país.O “Galo de Rua” nasce para ecoar a voz do povo, celebrar suas raízes e manter acesa a chama do samba, promovendo arte, diversidade e inclusão em um ambiente aberto, acessível e cheio de significado
 

Atração: Serginho Madureira
Local: Casa de Cultura Guaianases
Horário: 09/11 - 17h
Sinopse: Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados (Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha …) e outros sucessos do mundo do samba.

Atração: Samba no Asfalto
Local: Casa de Cultura Guaianases
Horário: 09/11 Às 14h30
Sinopse: O Grupo Samba no Asfalto é mais que um conjunto musical, é um movimento cultural que celebra a alegria e a brasilidade. Nascido com rodas de samba quinzenais no bairro Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, em 2007, o grupo rapidamente conquistou o coração da comunidade local e se expandiu para toda a cidade. Composto por músicos talentosos e apaixonados pelo samba, o Samba no Asfalto reinterpreta clássicos do samba e do samba rock, com um toque único e contagiante. Mas o grupo também se destaca por suas composições autorais, que trazem frescor e inovação ao gênero, sempre com a mensagem positiva e a ginga contagiante do samba.Mais do que shows, o Samba no Asfalto promove a cultura brasileira através da música que celebram a diversidade e a riqueza da nossa cultura. O grupo acredita que a música tem o poder de unir as pessoas e transformar vidas, e essa é a sua missão principal. Se você busca um som autêntico, vibrante e que te faça levantar do sofá para dançar, o Samba no Asfalto é a escolha perfeita. Prepare-se para se encantar com a musicalidade ímpar do grupo, a positividade contagiante das suas mensagens e a paixão pelo samba que contagia a todos.

16/11
Atração:
Intervenção Infantil Zumbabe
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 11h às 16h
Sinopse: Somos um grupo de intervenção artística com bailarinos e animadores infantis, e apresentamos espetáculos divertidos e coloridos onde a imaginação das crianças as inspiram a dançar e a se divertir de uma forma emocionante e inesquecível.Levamos nosso trabalho a qualquer lugar e ocasião em que a diversão e a criatividade possa entreter, emocionar e cativar esses jovens espectadores atraídos pelo poder das histórias e da imaginação.


Atração: Galocantô
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 16h
Sinopse: O projeto “Galo de Rua” é um evento gratuito idealizado pelo Grupo Galocanto, em parceria com a Prefeitura, que tem como propósito reverenciar e difundir a história e a essência do samba de raiz, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa busca valorizar artistas da nova geração e, ao mesmo tempo, prestar homenagem a nomes já consagrados, mostrando ao grande público que o samba continua sendo um símbolo de identidade, resistência e união.Mais do que um espetáculo musical, o “Galo de Rua” é uma celebração da cultura popular brasileira em sua forma mais autêntica. O projeto propõe um encontro de gerações, onde as batidas dos tambores, os versos poéticos e o canto coletivo se transformam em uma experiência viva de memória e pertencimento.Com um repertório que passeia por clássicos e composições autorais, o evento traz à tona o poder do samba como manifestação social, histórica e afetiva — um espaço de convivência, partilha e alegria que reafirma o valor das ruas, das praças e das comunidades como berços culturais do nosso país.O “Galo de Rua” nasce para ecoar a voz do povo, celebrar suas raízes e manter acesa a chama do samba, promovendo arte, diversidade e inclusão em um ambiente aberto, acessível e cheio de significado.


Atração: Serginho Madureira
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário:17h30
Sinopse: Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados (Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha …) e outros sucessos do mundo do samba


Atração: Nenê Amaral canta Tim Maia
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 19h30
Sinopse: Nenê Amaral que está na estrada desde 1992, passando pela Banda Prisioneiros do Rock e Banda Acesso Rock, tocando em eventos e casas de show, agora apresenta o espetáculo Nenê Amaral Canta TimMaia, acompanhado de Susana Goularte (backing vocal), Edson Ferreira (bateria), Elvis Goularte do Amaral (guitarra), Leo Luzzi Lima (baixo) e Acesso Rock Big Band (teclado, trompete e trombone), relembra os sucessos inesquecíveis de Tim Maia, passando pela fase racional, sucessos dos anos 70 e 80, trazendo um show com muita energia neste tributo imperdível

Atração: DJ Xuxa
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 14h às 20h
Sinopse: A DJ Ana Xuxa apresenta um espetáculo musical envolvente, explorando a origem da black music, suas vertentes e a influência desse movimento na cultura brasileira ao longo do tempo, até as produções contemporâneas. Relembrando momentos, artistas e mulheres de destaque que narram a história da black music e de nossa cultura através do som, da batida e da resistência.

 

BIBLIOTECAS

Programação Completa: https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/w/bibliotecas-p%C3%BAblicas-municipais-realizam-programa%C3%A7%C3%B5es-especiais-do-m%C3%AAs-da-consci%C3%AAncia-negra
 

 

collections
Galeria de imagens