Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo promove oficinas gratuitas de chocolate na semana dos pais, a público em vulnerabilidade social
A Prefeitura de São Paulo, por meio do POT – Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove em agosto uma nova edição das oficinas gratuitas de chocolate, agora em celebração ao Dia dos Pais. A iniciativa ocorre em parceria com a Chocolândia. As atividades ocorrem no mês dos pais, a fim de oferecer métodos práticos para geração de renda em datas comemorativas. As aulas começam no dia 4 de agosto, segunda-feira, no Centro POT, da região central.
Voltadas aos beneficiários do programa, as oficinas têm como objetivo oferecer capacitação prática em confeitaria artesanal e incentivar o empreendedorismo como alternativa de geração de renda. As turmas ocorrem nos períodos da manhã e da tarde e contam com professores especializados e estrutura como utensílios e ingredientes, em cozinha experimental.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, “os Centros POT têm como objetivo auxiliar os munícipes, em situação de vulnerabilidade social, na inserção no mercado de trabalho. O programa oferece qualificação e atividades práticas que aumentam as chances de empregabilidade e promovem a autonomia financeira dos participantes. Parcerias deste tipo, nos ajudam a ampliar o leque de opções aos participantes, a fim de conseguirem gerar renda rápida e auxiliar suas famílias”.
Em julho, essa mesma parceria passou por quatro unidades do POT: Centro, Sul, Norte e Leste, reunindo centenas de participantes em oficinas práticas.
Programa Operação Trabalho
O POT é um programa que auxilia pessoas em vulnerabilidade social a serem inseridas no mercado de trabalho. Oferece cursos de qualificação profissional para que os beneficiários possam obter fontes de renda. Atualmente, cerca de 14 mil beneficiários, distribuídos em 15 projetos, que contam com uma bolsa que varia entre R$ 1.062,54 - 20 horas semanais, 4 horas diárias, e R$ 1.593,90 - 30 horas semanais, 6 horas por dia. Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo, ações de busca ativa na rede municipal de ensino, entre outros.
Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk