Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Investimentos em concessões entregam terminais de ônibus com acessibilidade total   

Revitalização garante que todos os usuários utilizem igualmente a infraestrutura dos espaços 

Tatiana Santos, de 27 anos, tem mobilidade reduzida e, diariamente, assim como mais de 46 mil pessoas, utiliza o Terminal Bandeira para chegar até o trabalho e voltar para a casa. Antes, para ela, subir as escadas comuns e enfrentar filas nas escadas rolantes era um desafio. A realidade, porém, passou a ser outra com a entrega da revitalização do espaço, a partir de Parceria Público-Privada (PPP), que garantiu acessibilidade total para os usuários.  

“Agora consigo me deslocar com muito mais conforto e segurança. Os terminais acessíveis facilitaram a minha rotina e me deram mais autonomia, sem que eu precise depender tanto da ajuda de outras pessoas. Não só eu, mas também pessoas em condições piores, como cadeirantes, ou quem precisa de equipamentos especiais, conseguem se locomover com muito mais facilidade. Se eu fosse definir como me sinto hoje utilizando os terminais seria confortável, depois das melhorias”, afirma Tatiana, moradora do Brás. 

Além do Terminal Bandeira, a concessão firmada entre a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Executiva de Desestatização e Parceria (SEDP), com a SPS Vivacidade gerou resultados concretos e de impacto social nos outros nove terminais de ônibus que compõem o Bloco Sul. 

A acessibilidade foi reforçada com a instalação de elevadores em diferentes pontos dos terminais, sanitários exclusivos equipados com botão de alarme para emergências, guichês adaptados para atendimento acessível, incluindo um voltado especificamente para pessoas com deficiência auditiva. Outro diferencial é o moderno sistema de monitoramento integrado ao SmartSampa, com mais de 700 câmeras, que garante mais segurança a todos os usuários. 

Para o secretário executivo de Desestatização e Parcerias, Luiz Fernando Machado, a experiência nos espaços já concedidos demonstra resultados consistentes com relação a prestar melhores serviços para os passageiros. “Esse modelo garante previsibilidade financeira e promove melhorias nos serviços para quem usa o transporte público, já que as responsabilidades da concessionária incluem gestão completa e investimentos contínuos”, explica o secretário.  

Os terminais requalificados pelas concessões receberam o Selo de Acessibilidade, consolidando o compromisso com um transporte público mais inclusivo, eficiente e acessível para todas as pessoas. Fazem parte do Bloco Sul, os terminais Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha, além dos dois terminais hidroviários Cantinho do Céu e Mar Paulista. 

Acessibilidade que faz diferença 

De acordo com o diretor da SPS Vivacidade, Rodrigo Farhat, desde o início da concessão a São Paulo Sul, assinada em 2022, o foco é transformar os terminais em espaços que melhorem a experiência dos usuários, indo além da operação cotidiana, com ambientes acolhedores, funcionais e seguros, que proporcionem conforto e autonomia.  

“Essa PPP mostra que é possível entregar resultados concretos em curto prazo e esse modelo vai servir de referência para futuras parcerias no país, unindo tecnologia, infraestrutura e cuidado com o cidadão”, complementa Rodrigo. 

Foto: Comunicação SEDP

collections
Galeria de imagens