Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Com sete atletas do COTP, Brasil é campeão geral dos Jogos Pan Americanos Junior
Neste último sábado (23), se encerraram os Jogos Pan Americanos Júnior, competição que reuniu mais de quatro mil atletas, com até 23 anos, de 34 países. O torneio tem como foco principal preparar os atletas mais novos para as competições internacionais adultas, além de ter, em algumas categorias, a chance da classificação direta aos próximos jogos Pan Americanos adulto, que será disputado em Lima, no Peru.
O Centro Olímpico marcou presença em três modalidades, tendo o atletismo com o maior número de representantes, cinco: Aylana Cezar (3000m com obstáculos), Aurélio Miguel (salto com vara), Julia Calabretti (salto com vara), Lucas Nunes (4x100m) e Vanessa Sena (4x100m). Na ginástica artística, tivemos Pedro Henrique Silvestre e, por fim, Ilorrany Prado Batista no wrestling.
Presente desde 1976, e andando de mãos dadas com a inauguração do COTP, o atletismo é o esporte mais antigo no quadro de modalidades do clube. Com as convocações, mais uma vez o Centrão demonstrou sua força no cenário brasileiro e mundial, reafirmando o mérito de ter conquistado o título de melhor clube formador do país em 2023 e 2024.
O destaque especial na competição fica para Pedro Henrique, que ao lado de seu treinador, Caio Guilherme, também do Centro Olímpico, e que compôs o corpo técnico na competição, conquistou três medalhas, sendo uma de ouro; na disputa do cavalo com alças, uma prata; no individual geral, e um bronze; na barra fixa. Em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, logo após ganhar sua primeira medalha na competição, o atleta enfatizou o merecimento de sua conquista.. “Fiquei um pouco nervoso antes da disputa, sempre dá um frio na barriga, mas eu senti que estava pronto, e busquei essa medalha que eu sonhei tanto”.
No balanço final, o Time Brasil conquistou o título de grande campeão da competição, à frente dos Estados Unidos e da Colômbia. Foram 70 medalhas de ouro, 50 de prata e 55 de bronze, totalizando 175 pódios, maior número da história do país no torneio. Para o Comitê Olímpico Brasileiro, a edição foi considerada histórica, pois além de superar a meta de figurar entre os três primeiros colocados, o Brasil ainda quebrou recordes de ouros e o número de vagas diretas conquistadas ao Pan adulto de Lima. Com esse resultado, o país celebrou o bicampeonato, repetindo o feito de 2021, quando também levou o título em Cali, na Colômbia.
Texto: João Bueno | jbcastro@prefeitura.sp.gov.br
Foto: Ana Patrícia - COB
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk