Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Obras de implantação do Parque Natural Cabeceiras do Aricanduva avançam com foco em sustentabilidade e lazer para a população
Fotografia por: Daniel Reis
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) avança com a implantação do Parque Municipal Natural Cabeceiras do Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, e está com mais de 60% das obras concluídas. O projeto inovador transforma uma área de aproximadamente 100 mil m² em um espaço que une preservação ambiental, infraestrutura sustentável e lazer para a população da Cidade Tiradentes.
O projeto é resultado de um amplo estudo e planejamento da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), e busca integrar natureza e cidade com diferenciais como a implantação de painéis solares, ventilação cruzada e iluminação natural. As estruturas serão suspensas para garantir maior permeabilidade do solo, contribuindo para o uso sustentável da área. Além de promover a proteção de córregos, nascentes e da fauna, o parque foi concebido como espaço de contemplação e socialização, ampliando o acesso ao meio ambiente e à cidade para os moradores da região periférica.
O equipamento terá acesso pela rua Gigi Damiani e também vai contar com um mirante, passarela elevada, iluminação pública, parquinho, equipamentos de atividade física (ATI), torre de observação, baia de ônibus, pracinhas, praça de recreação com mini quadra, sede administrativa, calçadas, mobiliário urbano, gradil e áreas de plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.
"As obras do Parque Cabeceiras do Aricanduva avançam em ritmo acelerado, com foco em soluções sustentáveis que preservam e oferecem um espaço de lazer seguro e acessível para a comunidade local. É resultado do compromisso da gestão com uma cidade mais resiliente para as próximas gerações”, afirma o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Sobre o parque
O Parque Natural Municipal Cabeceiras do Aricanduva é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral. Seu principal objetivo é preservar a natureza, permitindo apenas o uso indireto dos recursos naturais, como pesquisa e educação ambiental.
É o 7º parque natural do município e a 12ª Unidade de Conservação Municipal. Possui cerca de 2.255.470 m² (226 hectares), protegendo nascentes e áreas de mata nativa.
A criação do parque faz parte do Programa de Metas da Prefeitura. Ele atende à Meta 63, que busca ampliar as áreas de preservação ambiental na capital paulista.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk