Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 6 de Novembro de 2025 | Horário: 08:35
Compartilhe:

São Paulo amplia protagonismo internacional em rede global de cidades na China

Representantes da SMRI concluíram missão oficial à China entre 12 e 19 de outubro de 2025, com vistas à participação no Conselho Mundial da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), fortalecendo a presença internacional de São Paulo e ampliando parcerias estratégicas

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realizou uma missão oficial à China entre os dias 12 e 19 de outubro de 2025, com compromissos nas cidades de Pequim e Xian. A viagem teve como principal objetivo a participação no Conselho Mundial da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a maior organização internacional de representação de governos locais e regionais junto ao sistema das Nações Unidas.

Durante o evento, realizado na cidade de Xian, São Paulo reforçou seu papel de liderança na diplomacia das cidades, participando de sessões de trabalho voltadas a temas como paz, governança democrática, sustentabilidade e a importância da presença feminina em posições de liderança. .

“A presença de São Paulo no Conselho Mundial da CGLU consolida nosso compromisso com o multilateralismo e com o papel das cidades como protagonistas das soluções globais”, destacou Angela Gandra, secretária municipal de Relações Internacionais. “Fortalecer o diálogo internacional é essencial para que possamos atrair investimentos, compartilhar boas práticas e ampliar o impacto das políticas públicas municipais”, acrescentou.

Agendas em Pequim

Além da participação na CGLU, a missão incluiu reuniões bilaterais em Pequim, com destaque para encontros na Embaixada do Brasil e no Escritório de Relações Internacionais do Governo Municipal de Pequim. As agendas trataram de temas como mobilidade urbana com uso de energias limpas, desenvolvimento verde, cooperação tecnológica e intercâmbio econômico e cultural.

“Conhecemos experiências exitosas na capital chinesa, e as autoridades locais demonstraram grande interesse em se aproximar de São Paulo, especialmente nas áreas de inovação, sustentabilidade e cultura. Temos desafios urbanos semelhantes, o que cria um campo fértil para cooperação técnica e desenvolvimento conjunto”, afirmou a secretária.

A comitiva paulistana também realizou visitas técnicas à empresa FOTON, referência em transporte limpo e inovação industrial, e ao Beijing Transportation Operation Monitoring and Dispatch Command Center (TOCC), centro responsável pela gestão integrada do trânsito, onde as representantes acompanharam como é feito o controle da complexa malha de mobilidade urbana de uma cidade que hoje tem mais de 22 milhões de habitantes.

Resultados fortalecem a atuação de São Paulo

A participação no Conselho Mundial da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), em Xian, somada às articulações bilaterais realizadas durante o encontro, gerou resultados imediatos, com novas possibilidades de cooperação em áreas estratégicas e o fortalecimento da presença internacional de São Paulo nas redes globais de cidades.

“O fortalecimento da nossa atuação internacional é um investimento no futuro da cidade. Cada parceria construída no exterior representa novas oportunidades para melhorar a vida dos paulistanos, com foco no desenvolvimento e na sustentabilidade para o nosso futuro como metrópole”, concluiu Angela Gandra.

collections
Galeria de imagens