Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Equipes e beneficiários dos serviços do Programa Redenção se reúnem na 3ª edição do Festival Bola na Rede
Texto: Priscila Gonzales
No dia 29 de julho, o Programa Redenção realizou a 3ª edição do Festival Bola na “REDE” - Da Rua para a Rede, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento, que contou com a presença de aproximadamente 135 pessoas, propõe um momento de confraternização e união entre as equipes dos equipamentos participantes e de pessoas em situação de vulnerabilidade, visando o aceite de encaminhamentos aos serviços de saúde e assistência social, assim como a reinserção social.
“Através do esporte, dessa construção e dessa vinculação, a gente consegue acessar muito mais os pacientes, e fazer com que eles aceitem com maior facilidade os serviços de saúde, a iniciar tratamento de tuberculose, tratamento odontológico, aceitar um diagnóstico de HIV, sífilis, entre outras coisas”, reforçou Adriano dos Santos Abreu, profissional de educação física, atuante na organização do festival.
Os benefícios são reconhecidos pelos próprios participantes que enfrentam as consequências do uso abusivo. Leonardo Felipe dos Santos, beneficiário dos serviços do CAPS, afirma que além do futebol ajudar a ficar longe do vício, a prática esportiva o auxilia a ter mais disciplina, o motivando a ir atrás de suas próprias realizações.
Além da equipe do Redenção na Rua, a campeã desta edição, outros 12 serviços também estavam presentes no evento, entre eles: 5 Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS), 4 Consultórios na Rua (CnR), o Centro Temporário de Acolhimento São Mateus, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV e o Movimento Estadual da População em Situação de Rua.
O campeonato de futebol é uma das estratégias executadas pela Prefeitura de São Paulo que visa a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Em conjunto com os jogos, ações como palestras de conscientização, oficinas de arte e visitas a museus fazem parte da O campeonato de futebol é uma das estratégias executadas pela Prefeitura de São Paulo que visa a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Em conjunto com os jogos, ações como palestras de conscientização, oficinas de arte e visitas a museus fazem parte da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Lei Municipal nº 17.089, de 20 de maio de 2019), que busca realizar ações de prevenção, atenção e reinserção social de usuários de determinadas substâncias.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
A RAPS é um conjunto de serviços e equipamentos com o objetivo de garantir o cuidado da saúde mental para a população da cidade de São Paulo, oferecendo atendimento para casos de diferentes níveis de complexidade, incluindo o uso abusivo de álcool e outras drogas.
Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
O sistema que organiza a política de assistência social no Brasil e é gerado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em São Paulo é composto por serviços, programas, projetos e benefícios que em conjunto proporcionam a proteção à população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk