Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos

Quarta-feira, 30 de Julho de 2025 | Horário: 15:39
Compartilhe:

Prefeitura participa do 2º Encontro Intersetorial de Políticas sobre Drogas do Governo do Estado

Evento contou com o anúncio de bolsas de pesquisas sobre Cenas Abertas de Uso e dados do 6º Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (LECUCA)

A Prefeitura e o Governo do Estado apresentaram na última terça-feira, 29 de julho, no auditório da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina, todo o processo de fortalecimento das ações integradas entre Município e Estado a partir de 2023 que resultou, em 10 de maio deste ano, na extinção da maior aglomeração da América Latina de dependentes químicos em situação de vulnerabilidade social, conhecida como “Cracolândia”. 

“Isso só foi possível graças à sintonia na coordenação entre o Governo do estado e a Prefeitura de São Paulo e à articulação das ações intersecretariais”, ressaltou o secretário Executivo de projetos Estratégicos da Prefeitura, Edsom Ortega. O encontro reuniu profissionais municipais e estaduais de diversas áreas (como assistência social, saúde e segurança) para discutir e fortalecer a gestão compartilhada de políticas públicas relacionadas ao uso de drogas.

O Vice-Governador Felício Ramuth anunciou durante o encontro a abertura oficial da Bolsa de Pesquisa CBEAL 2025, iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), núcleo acadêmico da Fundação Memorial da América Latina. Ele apresentou ao público a edição deste ano, que selecionou 10 estudantes-pesquisadores para o desenvolvimento de projetos voltados às realidades do Sul Global, com foco na América Latina. As bolsas estão inseridas no âmbito da linha de investigação do Programa Cenas Abertas de Uso, política do Governo do Estado de São Paulo que integra a Linha de Cuidado Integral a Adultos com Necessidades Relacionadas ao Uso de Crack, Álcool e Outras Drogas em Cenas Abertas, instituída pela Resolução SS nº 15, de 24 de janeiro de 2025. O programa visa oferecer cuidados abrangentes a pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na reinserção social e reabilitação psicossocial. estão inseridas no âmbito da linha de investigação do Programa Cenas Abertas de Uso, política do Governo do Estado de São Paulo que integra a Linha de Cuidado Integral a Adultos com Necessidades Relacionadas ao Uso de Crack, Álcool e Outras Drogas em Cenas Abertas, instituída pela Resolução SS nº 15, de 24 de janeiro de 2025. O programa visa oferecer cuidados abrangentes a pessoas em situação de vulnerabilidade, com foco na reinserção social e reabilitação psicossocial.

“Este é um compromisso do poder público com o fortalecimento das políticas públicas baseadas em evidências e com o conhecimento científico nessa área”, disse Ramuth.

Os estudos se estruturam em duas linhas de pesquisa complementares: Transtornos aditivos: com ênfase em políticas públicas e abordagens interdisciplinares; e Vulnerabilidade social: voltado ao desenvolvimento de práticas e saberes aplicados aos contextos latino-americanos.

Para encerrar o evento, a Professora Clarice Madruga, da Universidade federal em São Paulo, apresentou os resultados do 6º Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (LECUCA). Mais detalhes no link: 

https://lecuca.uniad.org.br/resultados/Relatorio_LECUCA_6_RVS1_260725.pdf
 

 

 

 

collections
Galeria de imagens