Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2025 | Horário: 09:25
Compartilhe:

Câmeras do Smart Sampa ajudam a levar condenado por assassinato de volta à prisão

Graças à ação rápida da GCM, Jackson Rodrigues Xavier dos Santos, fugitivo desde 2023, volta a cumprir pena em regime fechado

Câmeras do Smart Sampa identificaram e ajudaram a prender, nesta terça-feira (7), mais um foragido da Justiça. Jackson Rodrigues Xavier dos Santos, de 32 anos, procurado por homicídio qualificado e fugitivo desde janeiro de 2023, foi localizado nas imediações da Avenida Paulista pela tecnologia de monitoramento da Prefeitura de São Paulo.

 

Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada e localizou rapidamente o suspeito na Rua Pamplona, quando ele seguia em direção ao metrô Trianon-MASP. A abordagem ocorreu de forma precisa e segura. Conduzido ao 78º Distrito Policial, foi confirmado o mandado de prisão, com pena de oito anos de reclusão em regime fechado.

A detecção das câmeras até a condução ao DP aconteceu em cerca de dez minutos, o que mostra a eficiência do uso de tecnologia aliada à resposta rápida das equipes em campo.

Desde sua implementação, o Smart Sampa já auxiliou na captura de 2.050 foragidos, 3.245 prisões em flagrante, 500 ocorrências envolvendo veículos roubados, furtados ou com placas adulteradas e na localização de 92 pessoas desaparecidas.

Mais segurança no cartão-postal da cidade
Criada em março, a Operação Paulista Mais Segura vem transformando o cenário da região mais famosa da capital. A iniciativa tem como foco aumentar a presença das forças de segurança e reforçar o monitoramento em tempo real — garantindo mais tranquilidade para quem vive, trabalha ou visita o principal cartão-postal de São Paulo.

Os resultados já aparecem nos números: entre março e setembro de 2025, os crimes na Avenida Paulista caíram 51% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com um efetivo de 392 agentes da GCM, viaturas de quatro rodas, motos, bicicletas e drones, a operação cobre três quilômetros de extensão, entre a Praça do Ciclista e a Praça Oswaldo Cruz. O reforço tecnológico também faz diferença: 52 câmeras inteligentes do Smart Sampa, com recurso de reconhecimento facial, atuam 24 horas por dia.

collections
Galeria de imagens