Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quarta-feira, 27 de Agosto de 2025 | Horário: 17:35
Compartilhe:

Secretaria de Segurança Urbana abre o VI Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica com foco em políticas públicas e boas práticas

Encontro reuniu autoridades municipais, especialistas e representantes de guardas civis de diversas cidades para dialogar sobre políticas públicas e boas práticas no combate à violência doméstica

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana deu início, nesta quarta-feira (27), ao VI Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica, realizado no Centro Cultural São Paulo. Nesta edição, o evento tem como tema “Políticas Públicas para Prevenção à Violência contra a Mulher e Boas Práticas”, com o objetivo de promover diálogo, conscientização e troca de experiências no enfrentamento à violência doméstica.

Na abertura, o Secretário Municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, destacou a importância da integração entre poder público e sociedade civil no enfrentamento ao problema: “A violência doméstica não pode ser tratada como um assunto restrito ao espaço privado. É uma questão social, que exige políticas públicas eficazes, acolhimento humanizado e o comprometimento de todos os setores. Este seminário reafirma o papel da nossa Secretaria e da Guarda Civil Metropolitana no fortalecimento dessa rede de proteção”, afirmou o secretário.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Thammy Miranda e Zoe Martinez; do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Jairo Chabaribery; da Comandante da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS), Mary Roseane de Souza; além de representantes das Guardas Municipais de Taboão da Serra, Jundiaí, Santos, Guarujá, Praia Grande, Salvador e Belo Horizonte.

O primeiro dia foi dividido em quatro painéis temáticos:

  • Como tudo começou – com Laércio dos Santos, assessor técnico na SMSU e Inspetor da GCM; Maria Cecília da Silva, membra da Comissão de Igualdade Racial da OAB Itaquera e primeira Comandante Regional da IDMAS; e Cícera Rocha da Silva, ex-assistida do programa Guardiã Maria da Penha, que relatou sua trajetória e destacou a importância do trabalho da Corporação.
  • Diversidade e atendimento às pessoas LGBTQIAP+ – debate sobre os desafios e especificidades no acolhimento humanizado e inclusivo à população LGBTQIAP+ em situação de violência doméstica. Participaram Dra. Cilene Abreu Cardoso da Costa, assessora técnica da Supervisão de Saúde Mooca/Aricanduva; Leonora Áquila, Coordenadora Municipal da Diversidade; e Magali Soraya de Souza, psicóloga especializada em sexualidade e identidade de gênero pelo Instituto de Psiquiatria da USP.
  • Violência de gênero em casa e no trabalho – reflexão sobre as diferentes formas de violência que atingem mulheres no âmbito doméstico e no laboral, abordando desigualdades, dinâmicas de poder e caminhos para a prevenção. O painel teve a participação de Carolina de Moura Grando, psicóloga da Secretaria de Políticas de Saúde do Trabalhador do Sindsep-SP; e Laudicéia Reis Silva dos Santos, da Secretaria de Atenção à Mulher Trabalhadora do Sindsep e Conselheira Municipal de Saúde.
  • Tecnologia na prevenção e combate à violência doméstica – apresentação de iniciativas e ferramentas digitais voltadas à proteção das vítimas e fortalecimento das redes de apoio. Os painelistas foram Julio Cesar de Souza, Diretor de Gestão de Tecnologias do Smart Sampa, e Leandro Ramalho, Diretor da Central de Telecomunicações da GCM.

O Seminário prosseguirá nesta quinta-feira (28) com uma programação dedicada a ampliar o debate sobre a gravidade da violência sexual, o fortalecimento das políticas públicas de proteção, a correta identificação e responsabilização das condutas criminosas e a importância da integração entre governo, sociedade civil, academia e profissionais da rede de atendimento. As discussões irão destacar a necessidade de uma atuação articulada, inclusiva e interseccional no enfrentamento à violência contra a mulher, reafirmando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a defesa da dignidade, da segurança e dos direitos femininos.

collections
Galeria de imagens