Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Smart Sampa flagra roubo e ajuda a desarticular ‘quadrilha do gogó’ no Centro
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Civil prenderam um homem e identificaram mais 18 pessoas da chamada “quadrilha do gogó”, nesta quinta-feira (9), graças às imagens das câmeras do Smart Sampa. O grupo é responsável por uma série de roubos violentos a pedestres na região central de São Paulo, surpreendendo as vítimas pelas costas, imobilizando-as pelo pescoço e roubando pertences pessoais como bolsas, celulares, correntes e até calçados.
Veja como a quadrilha agia e o momento da prisão:
O principal alvo da operação, Lucas Feitosa Gomes, 18 anos, foi flagrado pelas câmeras do Smart Sampa e preso com um celular roubado.
A partir das imagens obtidas pelo sistema de videomonitoramento, as forças de segurança acompanharam os deslocamentos dos suspeitos e cruzaram informações que permitiram mapear o grupo. Durante a ação, outros 18 indivíduos — 14 homens e quatro mulheres, incluindo cinco menores de idade — foram conduzidos ao 1º Distrito Policial para averiguação. Todos foram fotografados e cadastrados em um banco de reconhecimento de suspeitos, o que permitirá novas etapas de investigação.
O trabalho de investigação foi conduzido de forma integrada e contou com a participação de agentes da Divisão de Inteligência (DINT) da GCM, Inspetoria de Operações Especiais (IOPE), Inspetoria de Ações com Motocicletas (IAMO), do Programa Dronepol e da Polícia Civil.
Diante das evidências, o delegado responsável lavrou o Auto de Prisão em Flagrante por receptação e indiciou o suspeito pelo crime de roubo. O material apreendido foi encaminhado à autoridade policial e novas investigações serão conduzidas para que as vítimas possam reconhecer os demais envolvidos, com base no cadastro elaborado durante a operação.
Trabalho integrado
O Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento inteligente da América Latina, tem desempenhado papel fundamental no apoio às investigações e no esclarecimento de crimes na capital. Com o uso de tecnologia de ponta e integração direta com as forças de segurança, o sistema já auxiliou na identificação de autores de roubos, furtos e até homicídios, fornecendo imagens e evidências que contribuem para a elucidação de casos e a prisão de criminosos.
Entre novembro de 2024 e setembro de 2025, foram atendidos 848 ofícios relacionados a inquéritos policiais, com fornecimento de imagens e informações que contribuíram para o avanço de investigações. Em 346 casos, os registros do Smart Sampa foram fundamentais para auxiliar a Polícia Civil na elucidação de crimes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
