Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025 | Horário: 09:51
Compartilhe:

Traficante é preso pela GCM após ser flagrado por drone vendendo drogas na Comunidade do Gato, no Centro

Equipamento aéreo dava apoio a uma ação de zeladoria quando registrou a venda de entorpecentes, permitindo a atuação imediata dos agentes

Um homem foi preso na tarde desta sexta-feira (12) vendendo drogas na Comunidade do Gato, no Bom Retiro, região central da capital, ao ser flagrado por um drone da Guarda Civil Metropolitana que dava apoio a uma operação de zeladoria. Com ele, havia 72 porções de maconha embaladas para distribuição, 120 pinos de cocaína, seis pedras de crack, além de R$ 339 em notas de baixo valor e moedas, característica típica de comércio de pequenas porções.

 

A prisão é resultado de uma ação integrada da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo, com auxílio do Programa Dronepol e da Inspetoria de Operações Especiais (IOPE). Enquanto dava suporte a uma ação de zeladoria na favela, a equipe que operava os drones visualizou o homem traficando drogas no local. O homem foi localizado e detido pelos agentes em solo, mesmo após tentar fugir ao perceber a aproximação da equipe.

O traficante e o material apreendido foram levados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro), onde a ocorrência permanecia em andamento até as 20h20 desta sexta.

O Programa Dronepol, da GCM de São Paulo, é pioneiro e referência em todo o país. Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Aeronáutica, a Secretaria de Segurança Urbana da cidade é o órgão que mais opera drones no Brasil.

O programa possui drones equipados com câmeras de alta definição, que são utilizados para dar suporte aos agentes em locais de difícil acesso ou alto risco. Até julho deste ano foram realizadas 3.401 ações pelas equipes.

collections
Galeria de imagens