SP Urbanismo
Ata de Reunião
ATA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA SÃO PAULO URBANISMO - SPURBANISMO, REALIZADA NO DIA 06 DE JUNHO DE 2025
No dia seis de junho de dois mil e vinte e cinco, às dezesseis horas e nove minutos, a Diretoria Executiva da empresa São Paulo Urbanismo - SP-Urbanismo reuniu-se por intermédio do sistema Microsoft Teams, registrando-se a presença dos conselheiros que subscrevem esta ata e das Senhoras e Senhores, CLAUDIA SANTOS FAGUNDES, Diretora de Gestão Corporativa, ANDRÉ GONÇALVES DOS RAMOS, Diretor de Infraestrutura e Operações, RAFAEL BARRETO CASTELO DA CRUZ, Diretor de Desenvolvimento Urbano, DANIEL WASEM QUESADA, Chefe de Gabinete, e AMANDA DALLMANN COSTA, Gerente Jurídica, todos da São Paulo Urbanismo. O Sr. LÚCIO DOS SANTOS COSTA, Presidente do Conselho de Administração, deu início à reunião dando boas-vindas aos presentes, e comunicou, de comum acordo com os demais membros, que as apresentações de fluxo de caixa passarão a ser realizadas trimestralmente, conforme a prática já iniciada em janeiro. Prosseguindo para o item 1) Deliberar sobre a utilização de recursos oriundos de alienação de ativos para pagamento de despesas de pessoal e tributos correlatos – SEI 7810.2025/0000523-2; a Senhora Diretora Claúdia Fagundes informou sobre a necessidade de utilização de recursos oriundos da alienação de ativos e, informou também que, no exercício anterior, foram utilizados R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) ao longo dos dois últimos semestres e que, neste momento, será necessária a aplicação de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais), conforme já deliberado pela Diretoria Executiva. O Conselho, após análise, delibera pela APROVAÇÃO. Prosseguindo para o item 2) Aprovar a reti-ratificação do contrato da empresa SUM IP Serviços de Infraestrutura Ltda, referente à contratação de empresa especializada para prestação de serviços para implantação da ciclopassarela Panorama – SEI 7810.2023/0001449-1; o Senhor Diretor Rafael Barreto iniciou sua fala destacando a importância do projeto da Ciclopassarela Panorama, considerado um dos mais relevantes e desafiadores da São Paulo Urbanismo, tanto sob a ótica técnica quanto social, e apresentou o estágio atual do contrato. Em sua explanação, o Diretor explicou que, quando foi elaborado o Termo de Referência em 2023 e realizada a contratação em 2024, constatou-se posteriormente, no envio da primeira medição à Caixa Econômica Federal — responsável pela análise e acompanhamento dos contratos da Operação Urbana, que o BDI não havia sido inserido na planilha orçamentária, houve, portanto, um erro material na planilha orçamentária, que não incluiu o BDI conforme previsto e, Já foram efetuadas algumas medições sem a aplicação do BDI, sendo agora necessária sua regularização, com o devido pagamento retroativo. A Conselheira Raquel Furtado questionou se a ciclopassarela Panorama está localizada exclusivamente no trecho da marginal e se o projeto envolve algum tipo de reassentamento ou impacto sobre comunidades locais. O Sr. Diretor Rafael, informou que existe uma desocupação importante já realizada na área, que era uma ocupação não consolidada e já foi desmobilizada, então para a implantação da ciclopassarela atualmente, não há nenhuma remoção ou desmobilização pendente. O Conselho delibera pela APROVAÇÃO. No item 3) Informes, o Sr. Diretor André Ramos informou aos conselheiros sobre a Revogação de Licitação Intervenção! Rua Santa Ifigênia – SEI 7810.2024/0001199-0; o diretor informou que a licitação para a intervenção na Rua Santa Ifigênia foi revogada porque foram identificados desafios não previstos inicialmente, como a presença dos trilhos antigos do bonde e exigências normativas da CET que demandam adequações no projeto executivo, também há a necessidade de respeitar um sítio arqueológico na área, por isso, decidiram refazer o edital para incluir esses pontos, evitando custos não planejados. Nada mais havendo a tratar, o Presidente do Conselho agradeceu a participação de todos e encerrou a reunião às dezesseis horas e trinta minutos e, Eu, Carolina de Abreu Dias Costa, secretariando a reunião, lavrei esta ata, que, após análise e aprovação, foi devidamente assinada pelos Senhores Conselheiros presentes.
São Paulo, 06 de junho de 2025.
Presente
Lúcio dos Santos Costa
Presidente do Conselho de Administração
Presente
Ricardo Keiity Takahashi
Conselheiro
Presente
Raquel Furtado Schenkman Contier
Conselheira
Presente
José Fernando Desideri
Conselheiro
Presente
Eunice Aparecida De Jesus Prudente
Conselheira
Presente
Fabricio Cobra Arbex
Conselheiro
Presente
Thiago Martins Milhim
Conselheiro
Eunice Aparecida De Jesus Prudente |
José Fernando Desideri |
Ricardo Keiity Takahashi |
Lucio dos Santos Costa |
Carolina de Abreu Dias Costa |
Thiago Martins Milhim |
Fabricio Cobra Arbex |
Raquel Furtado Schenkman Contier |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://processos.prefeitura.sp.gov.br, informando o código verificador 127214054 e o código CRC 29B92A29. |
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