Secretaria Municipal da Saúde
Avança Saúde – Mulher atendeu mais de 32 mil pessoas no sábado

A 8ª edição do Avança Saúde – Mulher, iniciativa da Prefeitura de São Paulo realizada no último sábado (18) por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atendeu um total de 32.808 pacientes nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A ação, iniciada às 8h, seguiu até as 17h
Ao longo do dia, foram realizadas 28.040 atualizações de cadastro, 17.235 exames de Papanicolau, 10.460 solicitações de mamografias, 53.694 testes rápidos, 12.193 triagens de saúde bucal, 9.522 consultas médicas, 2.377 agendamentos para consultas farmacêuticas, 1.898 avaliações dentro do Modera SP, (funcionalidade do e-saúdeSP voltada à avaliação do risco no consumo de bebidas alcoólicas), 11.222 ações na estação Bem Viver e 3.298 Avaliações Multidimensionais da Pessoa Idosa (Ampi).
“O objetivo do Avança Saúde – Mulher é ampliar o acesso aos serviços oferecidos na Atenção Primária e promover o cuidado integral à saúde da população do sexo feminino”, reforça o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, lembrando que esta mobilização se soma a muitas outras realizadas nas UBSs como parte do Outubro Rosa, mês voltado à conscientização das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
O secretário, juntamente com o prefeito Ricardo Nunes, o secretário adjunto Maurício Serpa, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, o chefe de gabinete da pasta, Luiz Artur Vieira Caldeira, vereadores e representantes da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste e outros convidados participaram da abertura do evento na UBS Dr. Joaquim Rossini, localizada na Vila Carioca.
O prefeito Ricardo Nunes destacou o alcance social da ação. “Hoje, todas as nossas UBSs estão abertas para vacinar e cuidar da saúde da mulher, oferecendo Papanicolau e agendamento para mamografia, cirurgias e métodos contraceptivos, tudo de forma gratuita. É uma oportunidade importante para quem não consegue buscar atendimento durante a semana”, afirmou.
Atendimento é organizado em estações de cuidado
Realizada desde 2022, a iniciativa busca incentivar o autocuidado, fortalecer a educação em saúde e ampliar o acesso aos serviços de prevenção e promoção da saúde para mulheres usuárias do SUS, incluindo mulheres cisgênero, travestis e transexuais.
As atividades foram realizadas em formato de estações, divididas em Acolhimento e atualização cadastral, Realização de testes rápidos, Atendimento do enfermeiro, Consulta médica, Orientação farmacêutica, Bem viver, Saúde Bucal, Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, com aplicação Ampi, Modera SP e Tabagismo.
Um dos destaques foi a estação Bem Viver, que ofereceu ações educativas individuais e em grupo, com temas como práticas integrativas e complementares (Pics), alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, prevenção à violência, diversidade, maternidade, climatério, saúde mental e autoexame das mamas.
Nas últimas edições do Avança Saúde – Mulher, realizadas em março deste ano e em outubro do ano passado, foram atendidas mais de 18 mil e 25 mil pessoas, respectivamente.
Dona Edeli Rosa, 76, foi uma das mulheres atendidas pela UBS Dr. Joaquim Rossini, na Vila Carioca. Moradora do Ipiranga ela conta que foi avisada sobre a ação pela agente comunitária de saúde Cristiane Vicchiato, e resolveu aproveitar a oportunidade: logo às 8h estava na unidade, segurando na mão a senha P002, preferencial. Pouco depois das 10h, após passar pela consulta com o clínico geral, Edeli saiu com encaminhamentos para exame de densitometria óssea, consultas em oftalmologia e otorrino, além das receitas do medicamento para osteoporose e de hormônio para a tireoide. “É uma maravilha, aqui eu sou atendida com todo amor e carinho”, comentou, mandando um beijinho para as farmacêuticas de plantão.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
