Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 17:00
Compartilhe:

Capital promove a 8ª Semana Municipal da Primeira Infância

Evento, que ocorre ao longo da primeira semana de agosto, discute ações e propostas voltadas a este público na capital
A imagem mostra um grupo de 12 pessoas enfileiradas em um palco, aparentemente participando de um evento oficial. No fundo, há um grande painel iluminado com a inscrição “Semana Municipal da Primeira Infância – 1 a 8 de agosto de 2025”, com o brasão da cidade de São Paulo e menção ao “Plano Municipal da Primeira Infância”.  À direita do palco, há um banner laranja com a frase “Conhecer para proteger” e a imagem estilizada de uma criança.  O grupo é diverso, formado por mulheres e um homem, com trajes formais ou casuais. Uma das mulheres, ao centro, está com um microfone e lendo um papel, indicando que é a pessoa que fala no momento. O clima é de solenidade ou abertura de um evento institucional relacionado à infância, com foco em políticas públicas, proteção e desenvolvimento infantil.

Convidados durante o evento de abertura da 8ª Semana Municipal da Primeira Infância (Acervo/SMS)

Com o tema “São Paulo pelo desenvolvimento integral das crianças”, a 8ª edição da Semana Municipal da Primeira Infância, que vai de 1° a 8 de agosto, apresenta um conjunto de políticas e ações para garantir que cada criança na cidade de São Paulo cresça saudável, protegida e com oportunidades de alcançar seu pleno potencial.

Realizada anualmente no mês de agosto, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Prevista no calendário oficial da cidade, a semana tem como objetivo reforçar a importância dos primeiros anos de vida para a construção de uma sociedade mais justa.

A primeira infância, que compreende os seis primeiros anos de vida, é um período decisivo para o desenvolvimento cerebral, motor, social, afetivo e cognitivo. Por isso, a atenção integral nessa fase é fundamental.

Na cerimônia de abertura, que ocorreu no Centro Cultural São Paulo (CCSP) nesta sexta-feira (1), a pediatra Ana Escobar, uma das convidadas, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde durante a primeira infância, especialmente nos primeiros mil dias de vida: “Muitas doenças da vida adulta têm origem fetal”, lembrou. Além disso, a médica falou que o vínculo afetivo do bebê com os cuidadores é necessário para o desenvolvimento das sinapses na criança.

São Paulo foi uma das primeiras cidades do país a instituir uma legislação voltada à primeira infância: a Lei nº 16.710, de 10 de outubro de 2017, que criou a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância. O município também foi pioneiro na elaboração de um plano municipal específico para o tema, com metas e ações definidas e a participação de 15 secretarias, incluindo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A programação da 8ª edição da Semana Municipal da Primeira Infância inclui mesas de debate, palestras, encontros e oficinas voltados à reflexão sobre os eixos essenciais do desenvolvimento infantil: proteção e segurança, saúde e nutrição, ambientes acolhedores, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizado.

Na próxima segunda-feira (4) às 10h, Athenê Maria de Marco França Mauro, da Divisão de Cuidados em Saúde por Ciclos de Vida da SMS, irá mediar uma conversa online sobre os desafios e oportunidades da boa saúde e nutrição adequada para infâncias diversas. Clique aqui para se inscrever e acompanhar a mesa.  

Além disso, durante todo o mês, unidades de saúde da capital também realizarão atividades voltadas à população, alinhadas à campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. Um dos destaques é o Mamaço da Leste, encontro aberto de incentivo à amamentação e apoio às mães, que acontecerá no Parque do Carmo neste sábado (2), às 9h.

collections
Galeria de imagens