Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 13:14
Compartilhe:

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é recertificado com nível máximo da ONA

Unidade parceira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se destaca pela assistência infantojuvenil qualificada e humanizada na capital paulista
A imagem mostra a fachada do Hospital Infantil Menino Jesus, localizado em São Paulo. O prédio é de arquitetura moderna e simétrica, com várias janelas e estruturas verticais de madeira que funcionam como brises. Na parte central do edifício, destacam-se duas faixas horizontais azuis que percorrem os andares médios da construção.  O letreiro acima da entrada principal identifica claramente o local como “Hospital Infantil Menino Jesus”. Há uma escadaria semicircular que leva até a porta principal, ladeada por canteiros com vegetação. Em frente ao prédio, vê-se um pequeno estacionamento com carros estacionados e fios de eletricidade atravessando a imagem. O hospital está cercado por outros edifícios altos e árvores, compondo um ambiente urbano e arborizado.

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ) recebeu, no último dia 15, a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o nível 3 de excelência, o que representa o grau mais alto de reconhecimento para serviços de saúde no Brasil. A gestora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), Alexia Costa, entregou do Certificado de Acreditação ONA em Excelência para a equipe do hospital.

Do ano de 2024 até o primeiro semestre de 2025, o hospital realizou 72.335 atendimentos a crianças em serviços de urgência, 8.115 cirurgias, 131.893 atendimentos ambulatoriais, 593.312 exames especializados e conta com 183 leitos habilitados, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025, houve um aumento de 14% nos atendimentos cirúrgicos, 15% nas consultas ambulatoriais e 9% nos exames de imagem.

Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), o HMIMJ, no bairro Bela Vista, região central da cidade, é referência no atendimento a crianças e adolescentes. Em 2018, a unidade especializou-se no tratamento de malformações congênitas e foi certificada Nível 1 da ONA. 

No mesmo ano, com a inauguração da nova ala da Escola de Transplantes, fruto da parceria entre o hospital e o Ministério da Saúde (MS), pelo Proadi-SUS, para ampliar o atendimento a crianças com síndrome do intestino curto (SIC) e patologias graves do fígado. Em 2020, a unidade foi reavaliada e conquistou a certificação ONA nível 2 e, em 2022, chegou ao nível 3, certificação máxima que atesta a excelência na gestão.

Segundo a superintendente médico-assistencial do Menino Jesus, a pediatra Jamile Brasil, esse é o reconhecimento de um trabalho contínuo e coletivo, que reafirma o compromisso da unidade com a excelência assistencial, a segurança do paciente e a melhoria permanente dos processos. “Mais do que um selo, representa uma cultura de qualidade enraizada na instituição; no hospital Menino Jesus, a qualidade não é tratada como um evento pontual ou um requisito externo, ela é parte do nosso dia a dia, da nossa forma de cuidar, de tomar decisões e de conduzir os processos”, afirma. 

A gerente assistencial do HMIMJ, Carolina Vieira Cagnacci Cardili, relata que a avaliação foi realizada em uma abordagem técnica, educativa e construtiva. “Tudo isso nos proporcionou um impulso e o amadurecimento institucional. As orientações recebidas foram fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais consciente, engajada e alinhada às boas práticas em saúde, um cuidado mais qualificado, humanizado e seguro”, enfatiza. 

Reforma implantou 33 novos leitos 
No início de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou a reforma completa da ala de internação do quinto andar do HMIMJ, com 33 quartos modernizados, que oferecem mais conforto e segurança às crianças atendidas e suas famílias. 

Cada quarto, com capacidade para dois pacientes, tem climatização, banheiros privativos, monitores multiparâmetros conectados à central de monitoramento, berços hospitalares modernos e dois quartos de isolamento. O espaço homenageia o pediatra Antônio Madeira, que foi superintendente do hospital por mais de 24 anos e marcou positivamente a história da unidade e da saúde infantil de São Paulo.

Sobre o Menino Jesus
O Hospital Infantil Menino Jesus integra a rede municipal de saúde de São Paulo e, desde 2008, foi formalizada uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o IRSSL, por meio de um convênio de gestão compartilhada. Essa parceria transformou a instituição em uma unidade pública de referência em atenção terciária pediátrica, com foco em especialidades de média e alta complexidade, dentro do SUS. Em 2024 e 2025, o HMIMJ foi considerado um dos 250 melhores hospitais pediátricos do mundo em um ranking publicado pela revista estadunidense Newsweek.

collections
Galeria de imagens