Secretaria Municipal da Saúde
Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é recertificado com nível máximo da ONA

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ) recebeu, no último dia 15, a recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o nível 3 de excelência, o que representa o grau mais alto de reconhecimento para serviços de saúde no Brasil. A gestora do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), Alexia Costa, entregou do Certificado de Acreditação ONA em Excelência para a equipe do hospital.
Do ano de 2024 até o primeiro semestre de 2025, o hospital realizou 72.335 atendimentos a crianças em serviços de urgência, 8.115 cirurgias, 131.893 atendimentos ambulatoriais, 593.312 exames especializados e conta com 183 leitos habilitados, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No comparativo entre os primeiros semestres de 2024 e 2025, houve um aumento de 14% nos atendimentos cirúrgicos, 15% nas consultas ambulatoriais e 9% nos exames de imagem.
Sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), o HMIMJ, no bairro Bela Vista, região central da cidade, é referência no atendimento a crianças e adolescentes. Em 2018, a unidade especializou-se no tratamento de malformações congênitas e foi certificada Nível 1 da ONA.
No mesmo ano, com a inauguração da nova ala da Escola de Transplantes, fruto da parceria entre o hospital e o Ministério da Saúde (MS), pelo Proadi-SUS, para ampliar o atendimento a crianças com síndrome do intestino curto (SIC) e patologias graves do fígado. Em 2020, a unidade foi reavaliada e conquistou a certificação ONA nível 2 e, em 2022, chegou ao nível 3, certificação máxima que atesta a excelência na gestão.
Segundo a superintendente médico-assistencial do Menino Jesus, a pediatra Jamile Brasil, esse é o reconhecimento de um trabalho contínuo e coletivo, que reafirma o compromisso da unidade com a excelência assistencial, a segurança do paciente e a melhoria permanente dos processos. “Mais do que um selo, representa uma cultura de qualidade enraizada na instituição; no hospital Menino Jesus, a qualidade não é tratada como um evento pontual ou um requisito externo, ela é parte do nosso dia a dia, da nossa forma de cuidar, de tomar decisões e de conduzir os processos”, afirma.
A gerente assistencial do HMIMJ, Carolina Vieira Cagnacci Cardili, relata que a avaliação foi realizada em uma abordagem técnica, educativa e construtiva. “Tudo isso nos proporcionou um impulso e o amadurecimento institucional. As orientações recebidas foram fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais consciente, engajada e alinhada às boas práticas em saúde, um cuidado mais qualificado, humanizado e seguro”, enfatiza.
Reforma implantou 33 novos leitos
No início de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou a reforma completa da ala de internação do quinto andar do HMIMJ, com 33 quartos modernizados, que oferecem mais conforto e segurança às crianças atendidas e suas famílias.
Cada quarto, com capacidade para dois pacientes, tem climatização, banheiros privativos, monitores multiparâmetros conectados à central de monitoramento, berços hospitalares modernos e dois quartos de isolamento. O espaço homenageia o pediatra Antônio Madeira, que foi superintendente do hospital por mais de 24 anos e marcou positivamente a história da unidade e da saúde infantil de São Paulo.
Sobre o Menino Jesus
O Hospital Infantil Menino Jesus integra a rede municipal de saúde de São Paulo e, desde 2008, foi formalizada uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o IRSSL, por meio de um convênio de gestão compartilhada. Essa parceria transformou a instituição em uma unidade pública de referência em atenção terciária pediátrica, com foco em especialidades de média e alta complexidade, dentro do SUS. Em 2024 e 2025, o HMIMJ foi considerado um dos 250 melhores hospitais pediátricos do mundo em um ranking publicado pela revista estadunidense Newsweek.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk