Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025 | Horário: 08:00
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo anuncia novos investimentos para a Saúde durante visita a Cidade Tiradentes

Destaque é a futura UPA para o território, com capacidade para realizar cerca de 15 mil atendimentos mensais; estão previstos ainda um Caps AD e a nova instalação de uma UBS

A Prefeitura de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (29), mais uma edição do Prefeitura Presente em Cidade Tiradentes, zona leste da capital. Durante o evento, foram anunciadas as implantações de novos equipamentos de saúde, entre eles, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade Tiradentes II, as novas instalações de uma UBS e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que irão ampliar e fortalecer a rede assistencial da região. Os investimentos fazem parte das ações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltadas à expansão e modernização da infraestrutura dos equipamentos em territórios com maior demanda populacional.

Classificada como UPA tipo III, a previsão é que a unidade realize cerca de 15 mil atendimentos por mês e conte com 31 leitos, sendo 16 de observação, sete de emergência, dois de isolamento e seis de observação infantil, atendendo com 203 médicos e 14 cirurgiões-dentistas. O investimento é de R$ 17,4 milhões e a entrega está prevista para 2026.

A futura unidade, que já está com as obras em andamento, será um importante reforço no atendimento de urgência e emergência no território. Localizada na avenida Metalúrgicos, 1.800, em uma área física de 1.300 m², a unidade atenderá uma área de abrangência de até 300 mil habitantes, na Gleba Santa Etelvina III B. Na rede de urgência e emergência, a região já conta com uma UPA de mesmo nome e com o Hospital Municipal Carmem Prudente (popularmente conhecido como HM Cidade Tiradentes).

"Cidade Tiradentes, há 40 anos, só contava com o PA [Pronto Atendimento] Glória. Agora tem Hospital Municipal, uma UPA em funcionamento e outra em construção. Visitei UBSs hoje, todas elas reformadas", destacou o secretário Zamarco. E citou a importância de ouvir a população: "A UBS Jardim Vitória, nós vamos mudar de endereço, ampliar. Acolhemos a solicitação das conselheiras e da população local".

Durante a agenda em Cidade Tiradentes, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a coordenadora regional de Saúde Leste, Nilza Maria Bertelli, e técnicos da CRS, visitaram o terreno onde está prevista a instalação do futuro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) Cidade Tiradentes, que atenderá adultos com necessidades de cuidados clínicos contínuos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, realizando cerca de 300 atendimentos por mês. Com investimento estimado em cerca de R$ 10 milhões e prazo de execução previsto em 18 meses, após início das obras, a unidade será instalada na rua Engenheiro Carlos Grazia.

Zamarco visitou ainda o terreno onde estão previstas as novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Vitória, antiga reivindicação da população e conselho local, em substituição ao prédio alugado, mudando para a rua Inácio Monteiro com a travessa Cachoeira de Paulo Afonso. O projeto contemplará o modelo de Estratégia Saúde da Família, com equipe multidisciplinar exclusiva (assistente social, educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, psiquiatra) e previsão de implantação de três equipes de Saúde Bucal. “Meus parabéns para a população do Jardim Vitória e a todos os parceiros e funcionários da saúde que cuidam da população e cuidam muito bem”, completou o secretário. Os serviços serão gerenciados pela Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina.

Agenda
Durante todo o dia, o secretário e a equipe da coordenadoria estiveram nas seguintes unidades de saúde da região, para acompanhar o funcionamento e dialogar com os moradores e com as equipes sobre o atendimento prestado à população: UBS Jardim Vitória em sua atual instalação, UBSs Castro Alves, UBS Nascer do Sol e UBS Cidade Tiradentes I - Luís Maranhão. Por fim, Zamarco participou do Encontro Prefeitura Presente, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul.

Rede assistencial
A Supervisão Técnica de Saúde Cidade Tiradentes conta com 13 UBSs, sendo uma integrada à AMA; dois Caps, um Adulto e um Infantojuvenil; uma Casa SER - Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva; um Centro de Especialidades Odontológica (CEO); um Centro Especializado em Reabilitação (CER); um Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPics); um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em IST/Aids; um Hospital Municipal; um Pronto Atendimento Municipal; uma UPA; e uma Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis).

Link com fotos: https://we.tl/t-fQcm0KAmSm

Acompanhe as principais divulgações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas nossas redes sociais:

Facebook: saudeprefsp 
Instagram: @saudeprefsp 
Twitter: @saudeprefsp 
Tik Tok: saudeprefsp 
Linkedin: saudeprefsp

collections
Galeria de imagens