Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2026 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Prefeitura traz nova estrutura de postos médicos durante Carnaval de Rua 2026

Estrutura moderna com suporte para casos de urgência e emergência será utilizada para garantir mais saúde aos foliões durante os desfiles dos blocos de rua 
A imagem mostra um posto médico temporário montado ao ar livre, estruturado com tendas brancas, provavelmente para atendimento em um evento público.  Na parte superior, há uma placa grande com uma cruz vermelha e a inscrição “POSTO MÉDICO”, indicando claramente que se trata de um local de primeiros socorros e atendimento de saúde.  Na fachada central, há um painel colorido com várias informações institucionais. Nele aparecem os logotipos do SUS e da Prefeitura de São Paulo, além do texto:  “Posto Médico – Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo – Prevenção e Cuidado no seu Carnaval”

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizou uma ampla estrutura de apoio à saúde dos foliões durante o período do Carnaval 2026 na cidade. Os serviços de saúde estarão disponíveis nos dias 7 e 8 de fevereiro, no pré-evento; dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, durante o carnaval; e 21 e 22 de fevereiro, no pós-evento; totalizando oito dias de uma cobertura que contará com 75 ambulâncias básicas e 20 UTI móvel, postos médicos, Sala de Situação e monitoramento dos postos, em tempo real, com uso de tecnologia avançada, além de 1.920 Bombeiros Civis, para apoio em situações de emergência, e necessidade de remoção do bloco ao posto médico.

Foram contratados 80 postos médicos distribuídos pelos circuitos com 960 profissionais, sendo três médicos, dois enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e um administrativo por posto.

“A tenda de Saúde que nós vamos oferecer para a população este ano não é como a dos outros anos. Estamos fornecendo uma mini-UPA dentro dos megablocos, com toda a infraestrutura de atendimento para urgência e emergência, para receber o paciente e mantê-lo em observação, sem precisar sobrecarregar os serviços de saúde”, detalhou o secretário de Saúde, Luiz Carlos Zamarco. 

Estrutura física dos postos
A estrutura terá climatização, maior estabilidade em caso de altas temperaturas e fortes chuvas, além de geradores. Contará com profissionais capacitados para atendimento médico de alta complexidade, com: triagem, leitos de observação e sala de emergência “espelhando” uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Preparados para uma resposta avançada a situações de gravidade clínica, os postos contarão com desfibrilador, medicações para intervenção imediata a casos graves, soroterapia para hidratação, instrumentais cirúrgicos para realização de cirurgias de emergência e equipamentos para acesso avançado de via aérea (intubação e ventilação).

O número de equipes e equipamentos ofertados por dia serão proporcionais ao número e tamanho dos blocos conforme cronograma dos eventos. Já a composição dos pontos de apoio médico (equipe médica, ambulância, tenda e bombeiro civil) será proporcional ao trajeto percorrido e tamanho do bloco.

É importante destacar que durante esse período as estruturas já existentes na rede municipal, como as 34 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), Samu e Hospitais Municipais seguirão em atendimento normalmente.

Clique aqui para ver as informações sobre o Carnaval de Rua em São Paulo.

Serviços:

Ambulâncias
Serão disponibilizadas 95 ambulâncias distribuídas estrategicamente nos pontos de desfile, sendo 20 unidades de UTI Móvel (Tipo D), com um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista; e 75 ambulâncias básicas (Tipo B), com um enfermeiro e um condutor capacitado em primeiros socorros. 

Sala de Situação e Monitoramento
Contará com Responsável Técnico Médico do Evento e prestadores de serviços contratados, além de profissionais da SMS. A sala de situação acompanha em tempo real o deslocamento das ambulâncias e o atendimento que está sendo realizado dentro do posto médico. No local é decidido e direcionados os casos que vão para os hospitais. A sala dispõe de médicos e espaço com tecnologia de áudio e vídeo em tempo real.

Bombeiros Civis
Os profissionais trabalharão em duplas a cada 100 metros de percurso previsto para cada bloco de rua e estarão capacitados no atendimento imediato e preparados para orientação e direcionamento, quando necessário, do folião ao recurso de saúde mais próximo (posto médico ou ambulância). 

Prevenção ao HIV e outras IST
Por meio da Coordenadoria de IST/Aids, a SMS realizará ações ampliadas de prevenção combinada em regiões estratégicas da cidade, com destaque para a campanha “Camisinha na Folia”, que está em 24ª edição e que prevê a presença de tendas e equipes nos blocos de rua para distribuição gratuita de preservativos internos e externos, gel lubrificante, realização de testes rápidos para HIV e oferta de prevenção pré-exposição e pós exposição (PrEP e PEP, respectivamente) ao HIV, incluindo as ações do projeto “PrEP na Rua”. 

As iniciativas contam com a atuação integrada dos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME), com mobilização de mais de 160 profissionais, intensificação de atividades em todas as regiões da cidade e estimativa de distribuição de mais de 2,5 milhões de insumos. Complementarmente, permanecem em funcionamento a Estação Prevenção – Jorge Beloqui, o canal online SPrEP no aplicativo e-saúdeSP, as máquinas automáticas de dispensação de PrEP e PEP em estações do Metrô, além das ações itinerantes do CTA da Cidade, ampliando o acesso à testagem, às profilaxias e à informação de forma contínua, integrada e acessível durante todo o período das festividades.

 

collections
Galeria de imagens