Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 29 de Julho de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Programa Fralda em Casa já entregou mais de 76 milhões de unidades na capital

Iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde beneficia mensalmente cerca de 49 mil pacientes com entrega domiciliar realizada pelos Correios
A imagem mostra um amplo galpão industrial, iluminado por luz natural e artificial, com estrutura metálica e piso de concreto. Em primeiro plano, há uma grande quantidade de pacotes de fraldas descartáveis embaladas em plástico transparente. As embalagens são predominantemente brancas com detalhes em azul e estão organizadas lado a lado em fileiras extensas.  Ao fundo, vê-se uma área operacional com diversos trabalhadores uniformizados de amarelo e azul — cores características dos Correios. Eles manuseiam caixas de papelão e organizam encomendas em carrinhos metálicos com grades. Também há mesas de trabalho com mais caixas e itens organizados, além de estantes com compartimentos contendo envelopes e pacotes menores. A presença das caixas com o logotipo dos Correios indica que os itens estão sendo preparados para envio.

Com mais de 76 milhões de fraldas entregues desde sua implantação, o Programa Fralda em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, segue garantindo dignidade, conforto e praticidade a pessoas com comorbidades que necessitam do item no dia a dia. Atualmente, a média mensal é de 5,8 milhões de fraldas distribuídas, atendendo aproximadamente 49 mil pacientes ativos em toda a capital.

A iniciativa é voltada a pacientes que possuem condições clínicas específicas previstas no Protocolo de Dispensação de Fraldas da SMS. Para participar, é necessário apresentar, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, os seguintes documentos:

    •    Laudo médico com CID que comprove a comorbidade;
    •    Comprovante de endereço atualizado;
    •    Cartão SUS;
    •    Documento de identidade (RG).

A atualização do cadastro deve ser feita a cada seis meses, com a apresentação dos mesmos documentos. São entregues 120 fraldas por mês para pacientes com incontinência urinária e 30 fraldas por mês para incontinência fecal, não havendo somatória deste número quando da ocorrência de ambas.

Após o cadastro aprovado, as fraldas são entregues diretamente na residência do beneficiário, com logística realizada pelos Correios. O munícipe recebe um código de rastreio por SMS, que permite acompanhar o status da entrega em tempo real. São feitas até três tentativas de entrega, em dias e horários distintos, para garantir o recebimento do material.

O protocolo com todas as orientações e doenças elegíveis pode ser consultado aqui.

collections
Galeria de imagens