Secretaria Municipal da Saúde
Programa Fralda em Casa já entregou mais de 76 milhões de unidades na capital

Com mais de 76 milhões de fraldas entregues desde sua implantação, o Programa Fralda em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, segue garantindo dignidade, conforto e praticidade a pessoas com comorbidades que necessitam do item no dia a dia. Atualmente, a média mensal é de 5,8 milhões de fraldas distribuídas, atendendo aproximadamente 49 mil pacientes ativos em toda a capital.
A iniciativa é voltada a pacientes que possuem condições clínicas específicas previstas no Protocolo de Dispensação de Fraldas da SMS. Para participar, é necessário apresentar, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, os seguintes documentos:
• Laudo médico com CID que comprove a comorbidade;
• Comprovante de endereço atualizado;
• Cartão SUS;
• Documento de identidade (RG).
A atualização do cadastro deve ser feita a cada seis meses, com a apresentação dos mesmos documentos. São entregues 120 fraldas por mês para pacientes com incontinência urinária e 30 fraldas por mês para incontinência fecal, não havendo somatória deste número quando da ocorrência de ambas.
Após o cadastro aprovado, as fraldas são entregues diretamente na residência do beneficiário, com logística realizada pelos Correios. O munícipe recebe um código de rastreio por SMS, que permite acompanhar o status da entrega em tempo real. São feitas até três tentativas de entrega, em dias e horários distintos, para garantir o recebimento do material.
O protocolo com todas as orientações e doenças elegíveis pode ser consultado aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk