Hospital do Servidor Público Municipal

Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 | Horário: 10:21
Compartilhe:

Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é lembrado em julho

Por mais específico que pareça, esse tipo de câncer deve atingir mais de 39 mil brasileiros em 2025
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  27 de julho Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço  Existem muitos tipos de cânceres: desde próstata e ovário até linfoma e leucemia. No dia 27 de julho, o foco é o câncer de cabeça e pescoço. Essa doença é identificada assim por conta da região em que ocorre. Além disso, também pode atingir os lábios, boca, garganta, laringe, nasofaringe, orofaringe, nariz e tireoide. O tratamento é baseado no ressecamento do tumor, mas o uso da quimio e/ou radioterapia como complementar é importante para minimizar a chance de reincidência. Alguns fatores de risco são: tabagismo, etilismo, exposição à radiação, infecções por HPV e má higiene bucal. Além da previsão de que surjam mais de 39 mil novos casos em 2025, o Instituto Nacional do Câncer divulgou que oito a cada dez casos de câncer de cabeça e pescoço são identificados já no estágio avançado, mas caso o diagnóstico seja feito precocemente, há uma grande chance de remissão. Colaboração: Dra. Fátima Regina de Abreu Alves - Coordenadora da Clínica de Cabeça e Pescoço do HSPM. Produção: Assessoria de Relações Institucionais. Ao lado direito, temos uma fotografia de uma mulher fazendo o autoexame no pescoço e verificando se há algum nódulo.  No rodapé:  Lembre-se:  

Existem muitos tipos de cânceres: desde próstata e ovário até linfoma e leucemia. No dia 27 de julho, o foco é o câncer de cabeça e pescoço.
Essa doença é identificada assim por conta da região em que ocorre. Além disso, também pode atingir os lábios, boca, garganta, laringe, nasofaringe, orofaringe, nariz e tireoide.

O tratamento é baseado no ressecamento do tumor, mas o uso da quimio e/ou radioterapia como complementar é importante para minimizar a chance de reincidência. Alguns fatores de risco são: tabagismo, etilismo, exposição à radiação, infecções por HPV e má higiene bucal.

Além da previsão de que surjam mais de 39 mil novos casos em 2025, o Instituto Nacional do Câncer divulgou que oito a cada dez casos de câncer de cabeça e pescoço são identificados já no estágio avançado. 

Caso o diagnóstico seja feito precocemente, há uma grande chance de remissão. Por isso, é preciso conscientizar a população da importância de procurar o médico na manifestação de algum sintoma.

collections
Galeria de imagens