Hospital do Servidor Público Municipal
Organização
O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) é uma entidade pública, autárquica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde e criada pela Lei nº. 7.736 de 26/05/1972. De acordo com a Lei nº 13.766/2004, alterada pela Lei nº 17.727/2021, o atendimento no HSPM é exclusivo para servidores públicos e empregados públicos municipais ativos e inativos, respectivos dependentes e pensionistas da Administração Direta, Autarquias Municipais, Câmara Municipal e Tribunal de Contas do Município (TCM), abrangidos pelo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Público do Município de São Paulo (RPPS).
Tem como finalidade prestar assistência aos servidores públicos municipais, na forma da legislação municipal, realizando atendimento clínico-ambulatorial, de internação e emergência: servir de campo de instrução e treinamento aos profissionais da saúde; prestar assistência médica e de urgência e emergência, 24 horas, nos Prontos-Socorros (adulto, infantil e ginecológico).
Sua estrutura física é composta por: Complexo Hospitalar, centro administrativo, cinco ambulatórios descentralizados (Carrão, São Miguel Paulista, Lapa, Santo Amaro e Tucuruvi) e uma Hospedaria de Cuidados Paliativos.
Histórico
Em 1936, cria-se na Praça Almeida Júnior, nº 98 a Divisão Hospitalar Municipal com a finalidade de prestar atendimento aos funcionários públicos municipais e seus dependentes.
Um incêndio, em 1944, faz com que a prefeitura assine um convênio com o Hospital Santa Cruz. Dois anos após, em 1946, o município adquire a Casa de Saúde Santa Inês, localizada na Rua Castro Alves, 60 - Liberdade.
A construção do atual Complexo Hospitalar inicia-se em 1950 e são concluídas após sete anos e o Pronto-Socorro, que até então funcionava no Pátio do Colégio, é incorporado ao hospital.
Em 26 de maio de 1972, transforma-se em entidade autárquica, criando-se o Hospital do Servidor Público Municipal, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde. (Lei n.º 7.736 de 26/05/1972).
Em 2004, a Lei nº 13.766 revoga a Lei nº 10.257, reorganiza o Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM e cria o Conselho Gestor tripartite (administração, força de trabalho e clientes);
Em 2007 a Lei nº 14.661, dispensou os servidores municipais da contribuição compulsória devida ao HSPM;
Em 2021, a Lei n° 17.727 de 21/12/21, tornou o atendimento do HSPM exclusivo para servidores públicos municipais e seus dependentes, descentralizou os serviços especializados e alterou a estrutura organizacional, criando o Conselho Deliberativo e Fiscalizador.
Missão
Promover a saúde de seus clientes, com humanização e qualidade, buscando a satisfação de suas necessidades e o aprimoramento do conhecimento, em um processo de melhoria contínua. Em síntese: Atender, Cuidar e Ensinar com Excelência!
Visão
Tornar-se referência em humanização e qualidade na prestação de serviços de saúde, ensino e pesquisa, fazendo o melhor no cumprimento de sua missão e sendo motivo de orgulho para usuários e funcionários.
Valores
Humanização
Satisfação do Cliente
Participação e transparência nas ações
Melhoria contínua da qualidade
Desenvolvimento profissional e valorização dos recursos humanos
Ética
Solidariedade e respeito
Promoção integrada da saúde
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk